Fonte: Hálito puro O que é a limpeza da língua?
Apesar da recente divulgação no Brasil, a limpeza da língua não é uma prática nova. Há muito tempo nós conhecemos os termos “placa” e “halitose”. Pessoas no Egito antigo, China e Índia limpavam as suas línguas. A idéia da limpeza da língua é simples: a maioria das bactérias orais – especialmente as associadas aos Compostos Sulfurados Voláteis (CSV) que causam o mau hálito – habita a língua. Mais especificamente, elas se acumulam principalmente dentro das papilas filiformes e no fundo da língua, formando a saburra lingual.
A saburra lingual (placa esbranquiçada que recobre a superfície da língua) consiste de restos alimentares, células descamadas da mucosa bucal e bactérias, que se alimentam das proteínas presentes nessas células. Nesse processo ocorre a liberação de enxofre, em forma de Compostos Sulfurados Voláteis (CSV) que causam um hálito muito forte.
Os dentistas durante muitos anos apenas orientavam os pacientes a escovar a língua e usar enxaguantes bucais. Todavia, a tentativa de escovar o fundo da língua provoca facilmente o reflexo de vômito e impede a remoção total da saburra lingual. Enxaguantes comuns não penetram na saburra lingual, normalmente contêm álcool (o que causa ressecamento e descamação da boca) e não promovem o bom hálito.
O limpador de língua tem sido especificamente designado para uma segura e efetiva remoção da saburra lingual. Duas raspagens por dia normalmente são suficientes para deixar a sua língua limpa.
Benefícios:Ajuda a eliminar o mau hálito, deixando a boca limpa e saudável. A limpeza da língua melhora o hálito, a saúde bucal e a saúde sistêmica geral.
Recentes estudos e a Associação Dental Americana (ADA) recomendam a limpeza da língua como uma parte importante no cuidado oral. Depois de usar o fio dental e escovar os dentes, é essencial fazer a limpeza da língua. Isto vai ajudar a:
- Prevenir ou reduzir o mau hálito.
- Prevenir a doença periodontal
- Prevenir a cárie dental.
- Prevenir o aparecimento de doenças sistêmicas: amidalite, gastrite, pneumonia, doenças cardíacas, etc.
Clique aqui para aprender a técnica correta de limpeza da língua.
0 comentários:
Postar um comentário